HORA DA GESTANTE

...

quinta-feira, 31 de maio de 2012


Posso tomar vacina de gripe 


A vacina de gripe usada no Brasil é preparada com um vírus inativo, e não há provas de que possa ser prejudicial ao bebê. No entanto, como quaisquer medicações durante a gravidez, há alguns especialistas que consideram melhor não tomá-la, a menos que haja uma indicação médica específica. 

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, é de que mulheres grávidas sejam vacinadas contra a gripe durante a temporada em que a doença é mais frequente. As vacinas costumam ser disponibilizadas na rede particular no início do ano, antes do início do inverno. 

Em 2012, o Ministério da Saúde disponibilizou a vacina da gripe gratuitamente para todas as mulheres grávidas, na mesma vacina contra a gripe H1N1. Procure um posto de saúde para maiores informações. 

Infelizmente, mulheres grávidas ficam mais suscetíveis a infecções como gripes e resfriados devido a um mecanismo do organismo que baixa ligeiramente as defesas imunológicas para não haver rejeição ao feto. Por isso há risco maior de complicações, comparável aos riscos corridos por idosos. 

Além disso, a OMS considera que a vacinação protege também o bebê em seus primeiros meses de vida. 

Durante o inverno, procure dar uma fortalecida no seu sistema imunológico comendo muitas frutas frescas, verduras e legumes. Esse tipo de alimento contém antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a combater infecções. Converse com seu obstetra sobre suplementos vitamínicos para gestantes. Descanse bastante e tente se estressar o menos possível. 

Se por um acaso vier a ter sintomas de gripe, como febre, calafrios, dor no corpo e perda de apetite, fale com o médico sobre o que pode tomar, porque é importante manter a temperatura normal durante a gravidez. Procure não ficar agasalhada demais, tome bastante líquido, deite-se e não volte às atividades do dia-a-dia até que esteja completamente recuperada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário