HORA DA GESTANTE

...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O que fazer quando o bebê não dorme de dia

Cada criança tem seu próprio padrão de sono. Alguns bebês dormem mais durante o dia, outros mais à noite. Quase todos os bebês, no entanto, tiram sonecas diurnas. Os mais novinhos costumam tirar três sonecas por dia, embora alguns acabem tirando duas mais longas. Depois de um ano, muitas crianças só fazem um soninho diurno por dia. 
Veja nossas sugestões: 

• Tente estabelecer uma rotina. A rotina leva as crianças a saber o que esperar, e previsibilidade é algo vital quando elas são pequenas. Ela também ajuda você a entender melhor em qual horário seu filho geralmente fica cansado, com fome ou querendo brincar. Não é preciso ser rígida e seguir um horário exato, mas o fato de fazer algumas coisas mais ou menos na mesma hora, todos os dias, pode facilitar sua vida e a de seu filho também. 

• Deixe o bebê pegar no sono sempre no mesmo lugar. O ideal é que o lugar da soneca seja o mesmo do sono da noite, assim ele vai associar o ato de dormir a um mesmo local. Claro que, se você estiver a caminho de algum lugar, o bebê pode dormir na cadeirinha do carro ou no carrinho. Caso seu filho frequente um berçário ou a creche, procure, então, colocá-lo sempre no mesmo local para dormir nos momentos em que ele estiver em casa. 

• Reserve um tempo para o bebê antes da soneca, da mesma forma que você faz antes de colocá-lo para dormir à noite. Feche as cortinas, leia um livro ou cante uma música de ninar, num mini-ritual para mostrar que está na hora do soninho diurno. 

• Ponha o bebê para dormir quando ele estiver cansado. Um erro que muitos pais cometem é esperar demais para colocar o filho para dormir. Geralmente há um intervalo de tempo, uma "janela", durante o qual a criança vai adormecer fácil. Se você adiar muito, o bebê vai ficar cansado demais e terá mais dificuldade para adormecer. Aprenda a decifrar os sinais. Alguns bebês esfregam os olhos ou as orelhas com a mão; outros ficam irritados ou com o olhar mais parado. Na hora em que seu filho demonstrar o cansaço, ponha-o para dormir imediatamente. 

Tente ensinar o bebê a dormir sozinho. Por volta dos 3 meses, os bebês começam a aprender a se ninar, seja chupando o dedo, apalpando a própria roupinha ou simplesmente deixando-se adormecer. Procure dar ao bebê uma chance de dormir por conta própria, em vez de ficar com ele no colo ou dando mamadeira para que ele durma. 

Uma vez que ele aprenda que não tem problema ficar sozinho, até as sonecas vão ficar mais compridas. E a capacidade de adormecer por conta própria será essencial quando ele estiver maior, depois dos 6 meses, e acordar no meio da noite. Ela permitirá à criança voltar a dormir sem precisar ser ninada ou mamar, e os pais nem perceberão que ela acordou -- a situação ideal. 

É preciso muita paciência para ajudar o bebê a desenvolver uma rotina de sono, mas, ao investir nisso logo de início, você auxiliará seu filho a dormir bem nos próximos meses e anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário