HORA DA GESTANTE

...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como saber se o bebê está mamando o suficiente?

Não sei se meu filho está mamando o suficiente. Como descobrir? 
Como seria bom se o seio fosse transparente, com os risquinhos indicando quantos mililitros de leite já foram tomados! Nas primeiras semanas, é difícil não se perguntar se o bebê está obtendo todo o leite de que precisa. A dúvida fica maior ainda se ele requisita o seio o tempo todo ou se não se acalma depois de mamar. 

Depois do primeiro ou segundo dia de vida, em que o bebê está mais sonolento, é normal ele parecer que está sempre com fome. Isso porque ele provavelmente está sempre com fome, já que o leite materno é digerido bem rápido. 

A maioria dos recém-nascidos quer mamar entre 8 e 15 vezes ao dia depois do quarto dia de vida, e no fim da primeira semana esse número costuma se estabilizar em entre seis a oito mamadas (ou seja, mais ou menos de três em três ou de quatro em quatro horas). 

Saiba também que o intervalo entre as mamadas, o tempo que o bebê fica no peito e a quantidade de choro não são indicadores suficientes para saber se ele está mamando bem ou não, porque variam muito de criança para criança. O melhor é prestar atenção aos sinais listados aqui. 

Meu bebê acabou de nascer e não tenho leite. E agora? 

É importante saber que o leite de verdade só começa a ser produzido depois do segundo ou terceiro dia após o parto, independentemente de o bebê ter nascido porcesariana ou parto vaginal. Os bebês nascem com uma reserva de energia, já prevendo essa "demora". 

Todos os recém-nascidos perdem, nos primeiros três dias, entre 5 e 10 por cento do peso com que nascem. Isso é normal. 

Na primeira semana, não adianta forçar muito a barra para estabelecer horários para as mamadas. Você e o bebê ainda estarão se acostumando, por isso seja flexível e dê o seio quando ele pedir. 

Depois que o leite desce, entretanto, o bebê deve começar a engordar. Uma pesagem no consultório do pediatra, ao fim da primeira semana, por exemplo, já pode ser comparada ao peso com que o bebê saiu da maternidade para ver se ele está começando a ganhar peso. 

Há outras formas de avaliar se o bebê está mamando o suficiente, e existem sinais que mostram que talvez ele não esteja recebendo o tanto de leite de que precisa. Adesidratação é bem rara nos recém-nascidos, mas é importante conhecer os sinais de que o bebê está mamando bem para alertar o médico se alguma coisa parecer errada. 

Saiba os sinais de que o bebê está mamando bem 

Os sinais de que ele está mamando direitinho são: 

  • O bebê mama no mínimo de seis a oito vezes por dia nas primeiras três semanas.


  • As mamas esvaziam e ficam mais macias depois que o bebê mama.


  • O bebê apresenta uma tez saudável e a pele é firme -- se "beliscada" (com muita suavidade, claro), ela volta imediatamente para o lugar.


  • O número de fraldas molhadas começa a aumentar a partir do quinto dia. Num período de 24 horas, o bebê deve ter molhado entre seis e oito fraldas. (Nas fraldas descartáveis, para saber se ela está bem "xixizada", compare o peso da fralda usada ao de uma fralda seca. Ela deve estar mais pesada.) A urina do bebê deve ser clara e sem cheiro.


  • Você percebe que o bebê engole o leite, quando o observa mamando.


  • O bebê faz cocô amarelo-mostarda ou mais escuro. A partir do quinto dia depois do nascimento, as fezes devem começar a clarear. Clique aqui para ver como é a aparência de um cocô normal de bebê.

Quais são os sinais de alerta de que meu filho não está mamando o suficiente? 

Há motivo de preocupação se: 

  • O bebê não começar a repor o peso que perdeu após o parto. Ao fim da primeira semana, ele já deve estar começando a ganhar algum peso (não em relação ao peso com que nasceu, mas em relação ao peso com que saiu da maternidade).


  • Seu seio não parecer ter "esvaziado" depois que ele mama.


  • O bebê ficar letárgico, muito paradinho, na maior parte do tempo, e você tiver dificuldade em acordá-lo para mamar. 


  • O bebê apresentar covinhas ou fizer barulhinhos com a língua enquanto mama. Esses são sinais de que ele não está abocanhando o seio direito (a chamada pega). Tire-o do seio e tente de novo. Se continuar com dificuldade, procure ajuda.


  • O bebê não chegar a molhar seis fraldas num período de 24 horas a partir do quinto dia.


  • A partir de cinco dias depois do parto, o bebê não fizer cocô todos os dias ou só fizer bolinhas pequenas e escuras. 


  • A pele e os olhos do bebê forem ficando mais amarelos, em vez de menos, depois da primeira semana. É um sintoma de que a icterícia não está melhorando.


  • O rostinho dele não tiver ficado arredondado quando ele estiver com cerca de 3 semanas.


  • A pele do bebê continuar enrugada depois do fim da primeira semana.

E se ele não estiver mamando mesmo o suficiente? 

Se o pediatra, ao acompanhar o ganho de peso do bebê, achar que ele não está mamando o suficiente, vocês poderão avaliar se a amamentação está ocorrendo direitinho e se o bebê está pegando o seio corretamente. Veja aqui uma lista de problemas e soluções da amamentação. 

Você também pode procurar a maternidade em que teve o bebê, postos de saúde, bancos de leite ou a ajuda de um profissional de enfermagem ou uma obstetriz para orientá-la melhor sobre a amamentação. 

Procure deixar a complementação com fórmula como última alternativa, e sempre com a aprovação do pediatra. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário