HORA DA GESTANTE

...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Dor de cabeça


Desde que engravidei, venho tendo dores de cabeça horríveis. Por quê? 


Não é incomum ter dor de cabeça na gravidez, em especial no primeiro trimestre. Se você sempre teve uma tendência às cefaléias, a gestação pode agravar o problema.

Os especialistas não sabem exatamente por que isso acontece, mas apostam nas mudanças hormonais que revolucionam seu corpo, e nas alterações na circulação sanguínea.

Deixar de consumir bebidas ricas em cafeína (o que é muito positivo para a gravidez) pode ter o efeito colateral de acabar provocando dor de cabeça. Entre outros possíveis responsáveis pela dor estão o cansaço permanente, a congestão nasal, o estresse e a fome.

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, as dores de cabeça da gravidez tendem a diminuir ou ir embora no segundo trimestre. Os médicos acreditam que isso acontece porque o fluxo de hormônios se estabiliza, e o corpo se acostuma às alterações químicas que sofreu.

Já as enxaquecas (um tipo de dor atribuído ao funcionamento anormal dos vasos sanguíneos da cabeça) são outra história. Para algumas mulheres que sofrem do mal, ele até melhora na gravidez, mas para outras os episódios de dor se tornam mais frequentes e mais intensos.

Posso tomar alguma coisa para aliviar a dor de cabeça? 

A maioria dos remédios contra cefaléia, como a aspirina e o ibuprofeno, não são recomendados. O paracetamol é considerado seguro para grávidas, se tomado com moderação. Sempre converse com o obstetra antes de tomar qualquer remédio durante a gestação.

É seguro continuar tomando meu remédio contra enxaqueca? 

Depende do medicamento. Converse com o médico para saber se o remédio que está acostumada a tomar pode ser usado durante a gravidez.

A dor de cabeça pode indicar um problema mais sério? 

Em algumas ocasiões, que são raras, a dor de cabeça pode ser sinal de um problema mais grave. Por exemplo, se você também estiver com a pressão alta e for detectada proteína em sua urina, você pode ter pré-eclâmpsia, um tipo de hipertensão muito perigosa durante a gravidez.

Mas, para a grande maioria das mulheres, as dores de cabeça são um efeito colateral desagradável mas temporário de ter um bebê na barriga.

Tirando os remédios, há algum truque para aliviar a dor? 

Você pode experimentar as seguintes estratégias:

• Descubra o que deflagra a dor
Você fica com a cabeça latejando depois de passar muito tempo dentro do escritório abafado? Então saia de vez em quando para respirar ar fresco.

Suas dores de cabeça aparecem quando você discute com seu parceiro ou briga com as crianças? Pense em maneiras de evitar essas situações antes que a irritação provoque a dor física.

• Use a velha e boa compressa
Aplique uma compressa de água morna em torno dos olhos e do nariz para cefaléias ligadas à congestão nasal, e uma compressa de água fria na nuca no caso de dores de cabeça tensionais.

• Submeta-se a uma massagem
Se você tiver tempo e dinheiro, aproveite e marque uma massagem de corpo inteiro com um profissional treinado. Mas, se o luxo estiver fora do seu alcance, peça a seu parceiro para massagear suas costas e sua nuca, ou apele para uma lavagem de cabelo caprichada no salão de beleza.

A massagem funciona bem principalmente nas dores de cabeça causadas pela tensão que vai se acumulando nos músculos do pescoço, dos ombros e das costas.

• Coma com frequência e em porções pequenas
Níveis baixos de açúcar no sangue costumam provocar dor de cabeça. Se você comer com mais frequência, pode evitar o problema.

Se não der tempo de parar para um lanchinho, mantenha algumas guloseimas saudáveis (bolachas, frutas, barras de cereal) dentro da bolsa.

• Faça atividades físicas
Há indicações científicas de que a prática regular de atividade física pode reduzir a frequência e a intensidade das enxaquecas.

• Tome um banho frio
Uma chuveirada de água fria é um remédio simples mas eficaz para alguns tipos de enxaqueca, porque contrai os vasos sanguíneos dilatados, o que proporciona um alívio rápido, embora às vezes de curta duração. Se não der para tomar um banho, lave o rosto com água fria.

• Tente a acupuntura
O tratamento com acupuntura é considerado seguro e eficaz contra dores de cabeça (e contra enjôos). Peça ao médico ou a amigos a indicação de um acupunturista.

sábado, 8 de outubro de 2011


Sangramento de escape (Spotting)





Ter um sangramento vaginal leve no começo da gravidez é bastante comum. Acontece em cerca de 20 por cento das gestações. Sempre que tiver algum tipo de sangramento, fale com seu médico. Leia a seguir mais detalhes. 

O que devo fazer se notar um sangramento vaginal? 

Se você notar um pouco de sangue na calcinha, mesmo que seja amarronzado, como finzinho de menstruação, procure o médico. Provavelmente você precisará ser examinada para descartar complicações e garantir que você e o bebê estejam bem.

A maior probabilidade é que não seja nada de grave, mas só o médico vai poder determinar isso, depois dos exames adequados, como um ultrassom e um exame de toque para ver se há alguma dilatação no colo do útero.

Se você estiver com um sangramento forte, se sentindo mal ou com dor, vá para o pronto-socorro imediatamente. 

É normal ter um pouco de sangramento no começo da gravidez? 

O sangramento no começo da gravidez é bastante comum, embora não seja exatamente "normal". Ele é mais frequente nos primeiros três meses da gravidez, e na maioria das vezes é causado por algo sem importância.

Mas qualquer sangramento é suficiente para deixar a mulher bastante preocupada. O melhor é mesmo conversar com o médico para tentar descobrir a causa do sangramento. É possível que ele recomende repouso por alguns dias, ou que peça para você não manter relações sexuais até o sangramento passar. 

O que causa esse tipo de sangramento vaginal? 

Há muitas causas para um leve sangramento vaginal na gravidez:

  • Nidação. Conforme o óvulo fertilizado adere à parede do útero, pode haver um sangramento de implantação, que normalmente é leve e dura um ou dois dias. Às vezes esse sangramento acontece antes mesmo de a mulher confirmar a gravidez.


  • Sexo. Na gravidez, o fluxo de sangue para a vagina e para o colo do útero aumenta, e pequenos vasos podem romper após uma relação sexual ou esforço físico maior, sem risco para o bebê.


  • Ultrassom transvaginal ou exame de toque. Também por causa do aumento da circulação de sangue na vagina e no colo do útero, pode haver um pequeno sangramento depois de um exame mais invasivo. Normalmente não é nada grave.


  • Reprodução assistida. Mulheres que se submeteram a técnicas de reprodução assistida como a FIV (fertilização in vitro) estão mais sujeitas a pequenos sangramentos no início da gravidez, em especial quando um dos embriões implantados não vinga.


  • Medicamentos anticoagulantes. Em alguns casos de mulheres com risco de aborto espontâneo os médicos receitam remédios como a heparina ou a aspirina, que favorecem a ocorrência de pequenos sangramentos.


  • Miomas ou pólipos. Pólipos são pequenas protuberâncias que nascem no útero ou no colo do útero, e podem sangrar, mas são inofensivos. Já os miomas são tumores benignos dentro do útero. Se a placenta se fixar perto de um mioma, pode haver sangramento.


  • Infecção na vagina ou no colo do útero. O médico vai avaliar com exames se existe infecção e receitar medicamentos para combatê-la.


  • Sangramento de escape. Em alguns casos, os hormônios fazem com que haja um pouco de sangramento na mesma época em que você estaria menstruando se não estivesse grávida. Esse tipo de sangramento é um dos motivos para algumas mulheres só descobrirem mais tarde que estão grávidas.


  • Início do trabalho de parto. Se você está grávida de mais de 37 semanas, a presença de um "sinal" de sangue na calcinha pode ser indicação de que otrabalho de parto está próximo. Mas não precisa sair correndo para o hospital, a não ser que tenha sangramento em grande quantidade. Continue observando seu corpo.

O sangramento pode indicar algum risco mais grave? 

Embora na maioria das vezes o sangramento durante a gravidez não indique um problema sério com o bebê, infelizmente em alguns casos ele pode ser sintoma de algo mais grave:

  • Hematoma intra-uterino. É quando uma bolsa de sangue se forma no útero. O médico vai acompanhar a gestação com mais cuidado e pode recomendar repouso.


  • Ameaça de aborto espontâneo. A ameaça de aborto espontâneo é mais grave se o sangue for vermelho e se vier junto com cólicas ou dor forte. Esses também podem ser os sintomas de uma gravidez ectópica ou de uma gravidez molar. Procure atendimento médico.


  • Problemas com a placenta. Qualquer sangramento depois de 20 semanas de gravidez pode indicar descolamento de placenta ou placenta prévia(quando a placenta fica perto da abertura do colo do útero).


  • Ameaça de parto prematuro. Um sangramento a partir do segundo trimestre pode indicar algum problema que leve a perdas tardias, como ainsuficiência do colo uterino, ou ao parto prematuro.

Qual é o tratamento para o sangramento na gravidez? 

Muitas vezes não há um tratamento específico para o sangramento na gravidez. O médico pode recomendar que você "pegue leve" nos dias seguintes ou que faça repouso.

Às vezes os médicos receitam reforços hormonais.

Se você tiver sangue fator Rh negativo, o médico provavelmente vai receitar uma vacina para o caso de o bebê ser Rh positivo, como precaução.